1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

TCP (Tubing Conveyed Perforation)

  PÚBLICO ALVO

O Curso de Operador de TCP  (Tubing Conveyed Perforation) destina-se aos estudantes e profissionais de nível técnico,tecnólogo ou engenharia que necessitem de uma qualificação profissional e buscam certificações, bem como engenharia aos profissionais de diversas áreas técnicas que necessitem de uma certificação ou de requalificação ou de uma adaptação de sua formação às novas exigências do mercado de trabalho na indústria do petróleo. 

 CONDIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO CURSO:

Para a realização do curso de TCP (Tubing Conveyed Perforation), profissionais com formação em Engenharia de Petróleo, Tecnólogo em Petróleo e Técnico em Petróleo não necessitam como critério de fazer o curso "Geologia com Ênfase em Perfuração e Completação de Poços de Petróleo". Porém para profissionais que não tenham tal conhecimento geológico, em sua formação, é indispensável que se faça este curso, a fim de que se tenha o melhor aproveitamento de todo o curso.


  OBJETIVOS:

Expor ao participante conhecimento técnico de uma operação de canhoneio não convencional, permitindo que longas extensões sejam perfuradas ao longo de um reservatório de maneira dinâmica, aumentando assim a produtividade do mesmo.

  CARGAS HORÁRIAS

- O curso presencial, tem carga horária de 24 horas-relógio, ministrada em 2 dias, será ministrado das terças às sextas, no horário 8:00 às 17:00 horas, ou aos sábados, totalizando em dois encontros no horário de 08 às 17.00 h.

- O curso EaD (Educação a Distância) tem carga horária de 24 horas-relógio, ministrada em 1 meses, será ministrado através de vídeo aulas . O horário de estudo será administrado pelo próprio aluno e contabilizando a horas de estudo pelo programa moodle de ensino. Após a 1 semana da liberação da  senha, a mesma  será expirada visto que o prazo de 1 meses são mais que o suficiente para o aluno ter um excelente aproveitamento do curso, por isso após a concluso da compra do curso favor gerencia seu tempo de estudo para evitar transtorno.

Informe-se sobre a programação.


  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Definições de TCP, Método de Descida, Cabeças de disparo,Mecanismos de ativação, Pressão, Underbalance, Overbalance, Expansão e contração do tubos – efeitos de temperatura;Alongamento da coluna - Stretch, Canhões, Explosivos, Acessórios, Válvulas de teste circulação, Novas tecnologias..

Módulo II: Introdução de DST, Procedimentos de Montagem e descida de Canhões offshore e Onshore, Correlação, Balanceio, Analise de Risco, Disparo e monitoramento, Contingências.


  AVALIAÇÃO E CERTIFICADO

Para a emissão dos certificados, é exigida dos participantes, ao final do curso, a obtenção de média mínima para aprovação de 60 pontos (sessenta).

Ao término do curso, o aluno receberá um Certificado final de Conclusão do Curso de qualificação de TCP (Tubing Conveyed Perforation).


  Valor do Investimento: 

MODALIDADE EaD (À Distância): R$ 200,00 

 

* Material didático, disponibilizado no site do IQTO.


 

 


   INFORMAÇÕES

IQTO - Instituto de Qualificação Técnico Offshore.

Telefone: +55 22 3056 8562  /  Celular: 55+ 22 99767 3012 - Campos dos Goytacazes -RJ

Email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


IQTO -  uma empresa voltada para qualificação técnica profissional, oferecendo conhecimentos específicos nas atividades de exploração perfuração, completação e produção do petróleo e gás.