1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Operador de Produção de Petróleo FPSO

Prover os conhecimentos técnicos gerais necessários ao desempenho das atividades específicas de produção de óleo e gás, como sistema de separação e tratamento de óleo, gás, compressão de gás e tratamento de água de injeção e água produzida. Atendendo requisitos legais para a carreira de operação.

 

 

    PÚBLICO ALVO

O Curso de Operador de Produção de Petróleo FPSO destina-se aos estudantes e profissionais de nível médio e superior egresso ou não de cursos técnicos ou engenharia que necessitem de uma qualificação profissional e buscam certificações, bem como engenharia aos profissionais de diversas áreas técnicas que necessitem de uma certificação ou de requalificação ou de uma adaptação de sua formação às novas exigências do mercado de trabalho na indústria do petróleo. 


  OBJETIVOS:

Prover os conhecimentos técnicos gerais necessários ao desempenho das atividades específicas de produção de óleo e gás, como sistema de separação e tratamento de óleo, gás, compressão de gás e tratamento de água de injeção e água produzida. Atendendo requisitos legais para a carreira de operação.


  METODOLOGIAS E CARGAS HORÁRIAS

- O Curso, por ter um caráter de formativo, promovendo a certificação, abordando aspectos do conhecimento teórico, relacionado a situações práticas de realidade de produção e será executado em cinco módulos, contendo disciplinas relacionadas ao anexo I-B da NR 13.

- O curso presencial, tem carga horária de 192 horas (160 horas presencial + 32 horas atividade extra aula), ministrada em 5 meses, será ministrado as segundas e sexta, no horário 18:30 às 22:00 ou aos sábados no horário de 08 às 17.00 h. Informe-se sobre a programação.

- O curso EaD (Educação a Distância) tem carga horária de 192 horas-relógio, ministrada em 4 meses, será ministrado através de vídeo aulas . O horário de estudo será administrado pelo próprio aluno e contabilizando a horas de estudo pelo programa moodle de ensino. Após os 4 meses da liberação da  senha, a mesma  será expirada visto que o prazo de 4 meses são mais que o suficiente para o aluno ter um excelente aproveitamento do curso, por isso após a concluso da compra do curso favor gerencia seu tempo de estudo para evitar transtorno.


  CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I: Geologia e Reservatório, Perfuração & Completação, Sistema de Elevação Artificial, Sistema Submarino de Produção, Equipamento e Processo Produção, Compressor.

Módulo II: Separador HP e Teste, Separador Eletrostático Coalescer, Sistema de Flare e Vent, Compressão de Gás, TEG (Tri – Ethylene Glicol), Fuel Gás - Sistema Gás Combustível, Exportação de Gás , PIG, Sistema de Resfriamento, Aquecimento e WHRU, SRU - Sistema de Remoção de Sulfato,  Sistema de Água de Injeção, Tratamento de Água Produzida, Sistema de Drenagem (Close Drain & Open Drain), Armazenamento de óleo.

Módulo IIIANM, Sistema Hidráulico de Controle HPU, Instrumentação Básica, Sistema de Medição de Fluxo, Filosofia de Shutdown, Sistema Supervisório, Matrix Causa & Efeito.

Módulo IV: BSW, FISPQ, TOG, API, Permissão de Trabalho e Noções de Salvatagem.


  AVALIAÇÃO E CERTIFICADO

Para a emissão dos certificados, é exigida dos participantes, ao final do curso, a obtenção de média mínima para aprovação de 70 pontos (setenta).

Ao término de cada módulo concluído, o aluno receberá um certificado parcial digital, e ao término dos quatro módulos, o aluno receberá o Certificado final de Conclusão do Curso de qualificação de Operador de Produção

Observação: Os testes serão realizados totalmente online.


  Valor do Investimento

  • Modalidade EaD (À Distância): R$ 1.350,00 
*Material didático, disponibilizado no site do IQTO.

 

   


   INFORMAÇÕES

IQTO - Instituto de Qualificação Técnico Offshore.

Telefone: +55 22 3056 8562  /  Celular: 55+ 22 99767 3012 - Campos dos Goytacazes -RJ

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 



IQTO -  uma empresa voltada para qualificação técnica profissional, oferecendo conhecimentos específicos nas atividades de exploração perfuração, completação e produção do petróleo e gás.